“Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você encara é que faz a diferença”

- Benjamin Franklin.

Consultoria elétrica.

Hoje com a diversidade de profissionais e de metodologias de montagem e aplicação de tecnologia, sempre que pedimos mais de um orçamento, recebemos de cada fornecedor projetos com equipamentos de fabricantes diferentes, com ideias diferentes, então você pode se perguntar e agora? O que fazer?

Não se preocupe, nós da MPM faremos uma consultoria para te auxiliar a entender cada orçamento recebido e cada tecnologia aplicada.

Também iremos verificar se o projeto realmente atende a sua necessidade, se estão atendendo as normas atuais, se todos os requisitos foram atendidos e por fim explicamos tudo a você.

Exemplo:

Sua empresa recebeu três orçamentos para instalação de sistema fotovoltaico, você fica sem saber o que fazer, pois cada orçamento possui uma estrutura diferente, os orçamento possui valores com até 35% de diferença, então o que fazer?

Se verificar os orçamentos, certamente eles trarão diferentes soluções para o mesmo caso, e de fato pode não ser o mais caro e pode não ser o mais barato que será a melhor opção para você ou sua empresa, devemos verificar a nível de projeto se realmente sua necessidade foi atendida.

Imagine que você precisa de um sistema com 100kW de potência instalada.

Se uma das empresas considerou um único inversor de 100kW e uma outra considerou dois inversores de 50kW e uma outra considerou quatro inversores de 25kW, o que muda se o final todos irão gerar os 100kW instalados?

Vamos analisar:

Caso 1 - Oferta de um único inversor solar pode a principio ser a solução mais econômica, um único inversor solar, menor espaço para instalação, quantidade de cabos vindos dos arranjos fotovoltaicos são poucos, mas considerando que este irá apresentar algum defeito, sua geração será comprometida em 100%, e se o inversor solar tiver 8 entradas de MPPT e que um conjunto de arranjos apresentou problemas, sua geração ficou comprometida em 12,5%.

Caso 2 - Oferta com dois inversores solar pode a principio ser uma solução não muito econômica, dois inversores solar, ocupam um espaço maior para instalação, quantidade de cabos vindos dos arranjos fotovoltaicos são um pouco maiores, mas considerando que um inversor solar irá apresentar algum defeito, sua geração será comprometida em 50%, e se cada inversor solar tiver 8 entradas de MPPT e que um conjunto de arranjos apresentou problemas, sua geração ficou comprometida em 6,25%.

Caso 3 - Oferta com quatro inversores solar pode a principio ser uma solução menos econômica, quatro inversores solar, ocupam um espaço muito maior para instalação, quantidade de cabos vindos dos arranjos fotovoltaicos são bem maiores, mas considerando que um inversor solar irá apresentar algum defeito, sua geração será comprometida em 25%, e se cada inversor solar tiver 8 entradas de MPPT e que um conjunto de arranjos apresentou problemas, sua geração ficou comprometida em 3,12%.

Quando pensamos em um defeito, o caso 3 com certeza é a melhor opção, mas será que em termos de viabilidade técnico econômica esta implantação irá compensar? Está é uma analise que deve ser feita considerando também a gestão de modalidades tarifarias, o tempo gasto em manutenção, os prazos em que as garantias serão de fato atendidas e não somente uma escolha feita com base em valores.